Artilheiro da Copa de 1990, Toto Schillaci morre aos 59 anos

chillaci ganhou notoriedade mundial ao se tornar o artilheiro da Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália, onde marcou seis gols.

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 09:54

Toto fez história em gigantes italianos, como Juventus e Inter de Milão - 
Toto fez história em gigantes italianos, como Juventus e Inter de Milão -  Crédito: Reprodução/Redes sociais

O ex-atacante italiano Salvatore Schillaci, conhecido como Toto, morreu nesta quarta-feira, aos 59 anos, após uma luta contra o câncer que começou em 2022. Schillaci ganhou notoriedade mundial ao se tornar o artilheiro da Copa do Mundo de 1990, realizada na Itália, onde marcou seis gols e foi um dos principais destaques da seleção Azzurra, que terminou em terceiro lugar no torneio.

Nascido em Messina, Schillaci começou sua carreira em clubes modestos, mas rapidamente se destacou ao defender grandes equipes, como Juventus e Inter de Milão. Ele encerrou sua carreira no Jubilo Iwata, no Japão, após um período bem-sucedido no futebol europeu. Ao longo de sua trajetória, Schillaci vestiu a camisa da seleção italiana em 16 ocasiões, anotando um gol fora da Copa do Mundo.

A Inter de Milão, um dos clubes que defendeu, emitiu um comunicado lamentando sua morte: "Ele fez uma nação inteira sonhar durante as Noites Mágicas da Copa do Mundo de 1990. A Inter de Milão está com a família Schillaci após o falecimento de Toto."

Na última semana, Schillaci havia sido hospitalizado em Palermo, onde estava recebendo tratamento para estabilizar sua frequência cardíaca. Sua contribuição para o futebol e seu impacto na memória dos torcedores permanecerão vivos, especialmente por suas memoráveis atuações na Copa do Mundo.