Belém é alvo de comentários xenófobos após ser escolhida para o Mundial de Vôlei

Entre os comentários mais frequentes, usuários colocaram em dúvida a estrutura da cidade para receber um torneio internacional

Publicado em 29 de agosto de 2025 às 17:54

Belém, capital paraense.
Belém, capital paraense. Crédito: Agência Pará

O anúncio de Belém como sede do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino em 2025 gerou repercussão imediata nas redes sociais. Além das manifestações de apoio, a escolha da capital paraense também foi alvo de comentários xenófobos, com críticas direcionadas à cidade e à região Norte do país.

Entre os comentários mais frequentes, usuários colocaram em dúvida a estrutura da cidade para receber um torneio internacional, citando desde questões de infraestrutura até estereótipos ligados à Amazônia. A organização do evento ainda não se pronunciou sobre as manifestações negativas.

A xenofobia é crime no Brasil e está prevista na Lei nº 9.459/97, que pune atos de discriminação ou preconceito motivados por raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena para quem pratica, induz ou incita esse tipo de conduta varia de um a três anos de reclusão, além de multa. Quando praticado na internet é atribuição da Justiça Federal.

Veja alguns comentários

-
- Crédito: Reprodução / Instagram
-
- Crédito: Reprodução / Instagram
-
- Crédito: Reprodução / Instagram