Brasil encara gigantes na primeira fase da FIBA AmeriCup 2025

Seleção estreia contra o Uruguai e fecha grupo com clássico contra os EUA.

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 14:18

Brasil encara gigantes na primeira fase da FIBA AmeriCup 2025
Brasil encara gigantes na primeira fase da FIBA AmeriCup 2025 Crédito: Reprodução/CBB

A Seleção Brasileira masculina de basquete já conhece seus primeiro desafios na FIBA AmeriCup 2025. A equipe está no Grupo A da competição continental, ao lado das tradicionais seleções dos Estados Unidos e Uruguai, além das Bahamas, que voltam ao torneio após um longo hiato. A fase de grupos será disputada entre os dias 23 e 26 de agosto, na cidade de Manágua, capital da Nicarágua.

O Brasil estreia no sábado, dia 23, às 16h10 (horário de Brasília), contra o Uruguai. Na segunda rodada, o adversário será a seleção das Bahamas, e o encerramento da primeira fase reserva um confronto de peso diante dos Estados Unidos, favoritos ao título e maiores campeões do continente.

A chave reúne um misto de tradição e retorno: enquanto Brasil, EUA e Uruguai possuem vasta história na AmeriCup, os bahamenses voltaram ao torneio após 30 anos, a última participação foi em 1995.

A edição de 2025 da AmeriCup reúne 12 seleções, distribuídas em três grupos com quatro equipes cada. Avançam às quartas de final os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral. A próxima fase será disputada em 28 de agosto, seguida pelas semifinais, no dia 30, e pela grande final, marcada para 31 de agosto.

Maior campeonato de seleções das Américas, a AmeriCup é uma vitrine de alto nível técnico e tem importância estratégica para o calendário internacional da FIBA. O Brasil, tetracampeão do torneio, busca o pentacampeonato após ter ficado com o vice na última edição, em 2022, quando foi superado pela Argentina em casa.