Publicado em 12 de agosto de 2024 às 07:21
O Brasil concluiu sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com um total de 20 medalhas, somando três de ouro, sete de prata e 10 de bronze. A delegação brasileira terminou a competição na 20ª posição do quadro geral de medalhas, o que representa uma posição de destaque entre os países latino-americanos, mas abaixo do recorde de medalhas conquistado nos Jogos de Tóquio 2020.
A liderança do ranking ficou, mais uma vez, com os Estados Unidos. Pela 19ª vez na história olímpica e pela quarta edição consecutiva, os norte-americanos terminaram no topo do quadro de medalhas. A vitória dos EUA foi consolidada no último dia da competição, quando superaram a China apenas após a final do basquete feminino.
Antes da última disputa, a China liderava o quadro de medalhas com 40 ouros, contra 39 dos americanos. No entanto, a vitória dos Estados Unidos sobre a França na final do basquete feminino igualou o número de medalhas de ouro entre os dois países. A liderança americana foi garantida pelo número superior de medalhas de prata — 44 contra 27 da China — e pelo total geral de 126 medalhas contra 91.
A última vez que os Estados Unidos não terminaram no topo do quadro de ouros foi em Pequim 2008, quando a China levou 48 ouros contra 36 dos americanos. Desde Barcelona 1992, os EUA não foram superados no total de medalhas.
Uma das grandes notícias destes Jogos Olímpicos foi o protagonismo das mulheres, que subiram ao pódio mais vezes do que os homens pela primeira vez na história. Das 20 medalhas brasileiras, 12 foram conquistadas por mulheres, enquanto os homens ganharam sete. A única medalha mista foi conquistada pela equipe de judô, com destaque para Rafaela Silva.
As três medalhas de ouro do Brasil vieram dos esportes femininos. Rebeca Andrade fez história ao se tornar a maior medalhista olímpica da história do país, conquistando o ouro no solo da ginástica artística feminina. Beatriz Souza brilhou na final do judô feminino, vencendo a judoca anfitriã nos +78kg. Duda e Ana Patrícia, por sua vez, encerraram um jejum de 28 anos do vôlei de praia feminino ao conquistarem o ouro, confirmando o favoritismo da equipe.