Brasileirão tem recorde de jogadores convocados para uma Copa do Mundo

Especialistas do mercado esportivo apontam que o crescimento da presença de atletas do Brasileirão no Mundial reflete uma mudança de cenário

Publicado em 9 de junho de 2026 às 15:07

Atacante Neymar
Atacante Neymar Crédito: @CBF/Fotos Públicas

O futebol brasileiro chega à Copa do Mundo de 2026 com uma marca histórica. Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro terá 32 jogadores convocados para o torneio, distribuídos por sete seleções diferentes e dez clubes da Série A.

O número supera com folga o antigo recorde, registrado em 1974, quando 27 atletas que atuavam no Brasil participaram do Mundial. Também representa um salto expressivo em relação à Copa de 2022, que contou com apenas sete jogadores do futebol brasileiro entre os convocados.

Entre as seleções com maior presença de atletas do Brasileirão estão Brasil, Uruguai e Paraguai, cada uma com sete representantes. A equipe brasileira tem como principal fornecedor o Flamengo, que cedeu Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro e Lucas Paquetá. Também foram convocados Weverton, do Grêmio, Danilo Santos, do Botafogo, e Neymar, do Santos.

O Uruguai também conta com forte participação de jogadores que atuam no país. O Flamengo contribui com Guillermo Varela, Giorgian de Arrascaeta e Nicolás de la Cruz, enquanto o Palmeiras terá Joaquín Piquerez e Emiliano Martínez defendendo a Celeste. Completam a lista Sergio Rochet, do Internacional, e Agustín Canobbio, do Fluminense.

Já o Paraguai tem no Palmeiras seu principal representante. Gustavo Gómez, Maurício e Ramón Sosa foram chamados pela seleção albirroja. Também integram a convocação Fabian Balbuena, Junior Alonso, Damián Bobadilla e Isidro Pitta, todos atuando em clubes da Série A.

O Equador chega ao Mundial com cinco jogadores do Brasileirão. Três deles pertencem ao Atlético-MG: Ángelo Preciado, Alan Franco e Alan Minda. Félix Torres, do Internacional, e Gonzalo Plata, do Flamengo, completam a lista.

A Colômbia também terá forte sotaque brasileiro na Copa. Juan Portilla, Jorge Carrascal, Jhon Arias e Andrés Gómez foram convocados após se destacarem em equipes do país.

Além dos sul-americanos, o Brasileirão também marcará presença em seleções de outras partes do mundo. A atual campeã do mundo, a Argentina, convocou o atacante Flaco López, do Palmeiras, algo que não acontecia desde 2006. Já a Holanda contará com Memphis Depay, do Corinthians, tornando-se o primeiro jogador europeu convocado para uma Copa do Mundo enquanto atua no futebol brasileiro.