Brasileiros brilham no Mundial de Tênis de Mesa: Calderano avança e Bruna vai às oitavas

Hugo Calderano vence com autoridade e segue firme; Bruna Takahashi encara gigante chinesa após dois triunfos nesta terça-feira (20), em Doha

Publicado em 20 de maio de 2025 às 15:39

Brasileiros brilham no Mundial de Tênis de Mesa: Calderano avança e Bruna vai às oitavas
Brasileiros brilham no Mundial de Tênis de Mesa: Calderano avança e Bruna vai às oitavas Crédito: DIVULGAÇÃO/CBTM

O Brasil segue vivo no Mundial de Tênis de Mesa, disputado em Doha, no Catar. Em grande fase, Hugo Calderano e Bruna Takahashi venceram seus compromissos desta terça-feira (20), e seguem representando o país na competição. Calderano avançou à terceira rodada da chave masculina, enquanto Bruna já está classificada para as oitavas de final no feminino.

Calderano confirmou o favoritismo ao superar o tunisiano Wassim Essid (124º) por 4 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/3, 11/5 e 11/4. O carioca volta à mesa nesta quarta-feira (21), quando enfrentará o cazaque Kirill Gerassimenko (59º) em busca de uma vaga nas oitavas.

“Desde o início da carreira eu consegui evoluir a cada ano, é um dos meus pontos fortes. Ter resiliência nos momentos difíceis para encontrar soluções e evoluir. Com o título da Copa do Mundo, esse ano está sendo muito especial para mim. Em 2024 joguei em altíssimo nível também. É uma evolução constante”, disse Calderano após o jogo, ressaltando a fase positiva.

Já Bruna Takahashi (16ª do mundo) precisou de força e concentração para vencer duas partidas no mesmo dia. Primeiro, derrotou a norte-americana Sally Moyland (116ª) por 4 sets a 2 (11/3, 9/11, 12/14, 9/11, 13/11 e 11/5). Em seguida, não deu chances à turca Sibel Altinkaya (117ª), vencendo por 4 a 1 (11/6, 11/7, 11/3, 6/11 e 11/9), garantindo vaga nas oitavas de final. Agora, Bruna terá um grande desafio pela frente: enfrentará a chinesa Xingtong Chen, atual número 3 do ranking mundial, também nesta quarta-feira.

Nas demais chaves do torneio, os brasileiros se despediram da competição. Nas duplas mistas, Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi foram eliminados por 3 sets a 1 pela dupla de Hong Kong formada por Wong Chun Ting e Doo Hoi Kem. Já Laura Watanabe, no simples feminino, foi superada sem resistência pela chinesa Manyu Wang, número 2 do mundo, por 4 sets a 0.

Com atuações sólidas e cada vez mais constantes no cenário internacional, Calderano e Bruna reforçam o protagonismo brasileiro no tênis de mesa e seguem firmes na briga por uma campanha histórica em Doha.