CBF divulga horário da primeira convocação da era Ancelloti na Seleção Brasileira; veja

Italiano inicia trajetória no comando da Seleção Brasileira com lista oficial de convocados e estreia marcada para 5 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Publicado em 22 de maio de 2025 às 14:38

Carlo Ancelotti é o favorito para assumir a Seleção Brasileira, após demissão de Dorival Júnior
Carlo Ancelotti é o favorito para assumir a Seleção Brasileira, após demissão de Dorival Júnior Crédito: Reprodução/Instagram @mrancelotti

A espera chegou ao fim. O técnico Carlo Ancelotti será oficialmente apresentado como novo comandante da Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (26), em evento marcado para as 15h (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Junto da apresentação, o treinador divulgará a primeira lista de convocados para os compromissos iniciais da equipe canarinho sob seu comando.

O experiente treinador italiano, multicampeão por clubes como Real Madrid, Milan, Chelsea e PSG, inicia sua jornada à frente da Amarelinha com grandes expectativas e um desafio à altura de sua carreira: liderar o Brasil rumo à Copa do Mundo de 2026, com um grupo em reconstrução e sob pressão por resultados.

Antes da convocação oficial, uma pré-lista com 50 nomes já foi enviada à FIFA, como exige o regulamento das competições. Dela, apenas 23 jogadores serão escolhidos por Ancelotti para integrar a delegação nos primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas.

A estreia do treinador acontece em menos de duas semanas: no dia 5 de junho, contra o Equador, em Guayaquil, em partida válida pela sétima rodada do torneio classificatório. Além deste compromisso, o Brasil deve enfrentar outras seleções ainda em junho, aproveitando a data FIFA para dar ritmo à equipe e consolidar as ideias do novo técnico.

O início da “Era Ancelotti” marca um capítulo inédito na história da Seleção Brasileira. É a primeira vez que a equipe principal será comandada por um treinador europeu desde a fundação da CBF. Reconhecido por sua capacidade de gestão de grupo e sua leitura tática apurada, o italiano terá o desafio de unir talento, renovação e resultados em um ambiente de grande cobrança e paixão.

Agora, as atenções se voltam para a lista de convocados, que deve trazer uma mescla entre jovens promessas e nomes consagrados. A expectativa é grande não apenas pelos jogadores que farão parte do novo ciclo, mas pelo início de um trabalho que pode redefinir o futebol brasileiro nos próximos anos.