Clube Do Remo será julgado no STJD e corre risco de perder mando de campo na fase final da Série C

Os problemas que o clube teve durante o jogo contra o ABC-RN, na primeira fase da Série C, podem afetar o restante do quadrangular decisivo da competição.

Publicado em 11 de setembro de 2024 às 15:12

Mascote do Clube do Remo torcendo para não perder mando de campo
Mascote do Clube do Remo torcendo para não perder mando de campo Crédito: Samara Miranda/Ascom

O Clube do Remo terá que enfrentar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima sexta-feira, 13, às 10 horas. Essa reunião pode definir caminhos cruciais para o restante da temporada. O julgamento da 3ª Comissão Disciplinar do STJD, que foi adiada duas vezes, coloca o Leão Azul em perigo real com a possibilidade de perder o mando de campo, uma punição que poderia prejudicar suas partidas em casa no quadrangular decisivo da Série C.

Durante a 10ª rodada da primeira fase da Série C, o clube foi envolvido em um incidente contra o ABC-RN no Estádio Frasqueirão, em Natal. Um torcedor do Remo invadiu o campo e tentou retirar uma faixa da torcida rival, o que resultou em uma briga com torcedores do ABC também. A confusão interrompeu a partida aos 33 minutos do segundo tempo por aproximadamente 12 minutos até que policiais e seguranças interviessem com balas de borracha para conter o tumulto.

Os artigos 191 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) punem o remo, o que pode resultar em uma multa de até R$ 200 mil e a perda do mando de campo por até dez jogos. O clube depende de sua torcida como um diferencial em sua luta pelo acesso e a punição seria um golpe severo. Por outro lado, o ABC-RN, que só volta a competir no próximo ano, também está entre os culpados e pode enfrentar penas semelhantes.