Com golaço de Acosta, Fluminense vence o Botafogo e assume vice-liderança do Brasileirão

Em clássico de poucas emoções no primeiro tempo, argentino decide com um toque genial na pequena área; Canobbio é expulso na etapa final, mas Alvinegro não aproveita vantagem numérica.

Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 07:25

Tricolor saiu vencedor do clássico - 
Tricolor saiu vencedor do clássico -  Crédito: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Em uma noite de pouca inspiração coletiva, um lampejo de genialidade individual decidiu o primeiro clássico da rodada no Maracanã. O Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, nesta quinta-feira, graças a um belo gol do meia Lucho Acosta, que, com um delicado balão por cima do goleiro Neto, garantiu os três pontos para a equipe tricolor.

O primeiro tempo foi marcado pelo excesso de ligações diretas e pela falta de criatividade no setor de criação de ambos os lados. As defesas, porém, pouco foram exigidas, resultando na etapa inicial de menor qualidade técnica da competição até aqui. A segunda metade começou diferente, com o Fluminense demonstrando maior ímpeto ofensivo. Aos 12 minutos, porém, o cenário da partida mudou com a expulsão do atacante Canobbio, do Botafogo.

Com um jogador a mais em campo por quase todo o segundo tempo, a expectativa era de que o Alvinegro pressionasse em busca do gol. No entanto, a equipe encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo tricolor e pouco produziu ofensivamente, desperdiçando a oportunidade de ao menos empatar o clássico.

Com o resultado positivo, o Fluminense alcançou os sete pontos e assumiu, ainda que provisoriamente, a segunda colocação na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe tricolor iguala a pontuação do Bahia, mas leva vantagem no critério de desempate (saldo de cartões). A posição final da rodada dependerá do confronto entre Palmeiras e Internacional, que acontece mais tarde.

Já o Botafogo estaciona nos três pontos e ocupa a 11ª posição, podendo cair ainda mais a depender dos jogos complementares da rodada.

As atenções agora se voltam para os compromissos estaduais e internacionais. Pelo Campeonato Carioca, o Fluminense encara o Bangu na próxima segunda-feira, novamente no Maracanã, em busca de uma vaga na semifinal. O returno do Brasileirão para os tricolores só será retomado no dia 25 de fevereiro, diante do Palmeiras, em Barueri.

O Botafogo, por sua vez, terá pela frente um clássico de grande rivalidade no domingo, contra o Flamengo, no estádio Nilton Santos, também válido pelas quartas de final do Estadual. Na sequência, o desafio ganha contornos internacionais: na quarta-feira, a equipe viaja para enfrentar o Nacional de Potosí, na altitude da Bolívia, pelo torneio Pré-Libertadores.