Com Itália em risco, entenda os formatos das repescagens da Copa do Mundo

As últimas vagas para o Mundial serão definidas em março de 2026

Publicado em 19 de novembro de 2025 às 13:51

Quatro vezes campeã do mundo, Itália pode ficar de fora da Copa
Quatro vezes campeã do mundo, Itália pode ficar de fora da Copa Crédito: @Azzurri / X

Tetrcampeã do Mundo, a Itália corre risco de ficar de fora do terceiro mundial consecutivo. Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, ainda restam seis vagas para completar o total de 48 seleções que irão disputar o torneio. As últimas classificações serão decididas em duas repescagens: uma mundial, com seis seleções de diferentes continentes, e outra exclusivamente europeia, com 16 países em busca de quatro lugares.

Os confrontos serão realizados em março de 2026, definindo os times que vão completar o quadro de participantes da maior Copa da história.

Repescagem mundial

Seis seleções já estão confirmadas na repescagem mundial, que acontecerá em março. O sorteio dos confrontos será realizado em breve, e as seleções serão divididas em dois caminhos. A repescagem mundial envolverá as seleções da Bolívia, Congo, Jamaica, Iraque, Nova Caledônia e Suriname. Duas dessas seleções serão cabeças de chave, com Congo e Iraque ocupando as melhores posições no ranking da FIFA.

A disputa será organizada em semifinais, e os vencedores se enfrentarão nas finais para decidir quem garante uma vaga na Copa do Mundo. Vale destacar que, devido à proximidade geográfica, Jamaica e Suriname não podem se enfrentar nas semifinais. A disputa será intensa, e os dois classificados estarão entre os últimos times a garantir um lugar na Copa de 2026.

Repescagem europeia

Já na Europa, a situação é ainda mais competitiva. Serão 16 seleções brigando por quatro vagas, divididas em quatro caminhos. O sorteio definirá as combinações entre equipes, com o Pote 1 (que conta com seleções como Itália, Dinamarca, Turquia e Ucrânia) jogando em casa nas semifinais, enquanto os times do Pote 4 (como Suécia, Macedônia do Norte e Irlanda do Norte) terão o desafio de atuar fora de casa.

Cada caminho da repescagem será definido por um confronto entre seleções de diferentes potes, com semifinais em jogo único. O vencedor de cada semifinal avança para a decisão final, que acontecerá no dia 31 de março. Apenas quatro seleções europeias conseguirão garantir um lugar no Mundial de 2026.