Contratação de Gabigol pelo Cruzeiro é eleita a pior da Série A em 2025

Atacante recebeu mais da metade dos votos e liderou ranking negativo entre reforços dos clubes da elite do futebol brasileiro.

Publicado em 27 de dezembro de 2025 às 11:06

Gabigol não foi bem no primeiro ano de Cruzeiro - 
Gabigol não foi bem no primeiro ano de Cruzeiro -  Crédito: Redes sociais

A chegada de Gabriel Barbosa ao Cruzeiro foi apontada como a pior contratação da Série A na temporada 2025, de acordo com enquete promovida pelo portal GE. Com ampla vantagem, o atacante liderou a votação entre os 15 nomes avaliados, recebendo 8.050 votos de um total de 15.549, o equivalente a 51,78% da preferência dos participantes.

Após seis anos defendendo o Flamengo, período em que acumulou títulos e protagonismo, Gabigol foi anunciado pelo clube mineiro na virada do ano como uma das principais apostas para o projeto esportivo. Aos 29 anos, o camisa 9 assinou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2028, cercado de expectativa por parte da torcida.

Dentro de campo, porém, o desempenho ficou bem abaixo do esperado. Ao longo da temporada, Gabriel Barbosa perdeu espaço no elenco, passou a figurar com frequência no banco de reservas e viu Kaio Jorge assumir a titularidade e terminar o Campeonato Brasileiro como artilheiro. O contraste com os tempos de destaque no Flamengo pesou na avaliação negativa da passagem pelo clube celeste.

Na segunda posição da enquete aparece Emerson Royal, do Flamengo, com 1.501 votos, representando 9,65% do total. O lateral-direito foi contratado no fim de julho junto ao Milan, por 9 milhões de euros — cerca de R$ 58 milhões à época. Apesar do investimento elevado, não conseguiu se firmar na equipe. Em 19 partidas disputadas, contribuiu com um gol e uma assistência.

Fechando o pódio das piores contratações da Série A em 2025 está o zagueiro David Luiz, do Fortaleza. O defensor recebeu 947 votos, o que corresponde a 6,09%. Contratado no início da temporada após encerrar vínculo com o Flamengo, David Luiz teve passagem curta pelo clube cearense: foram apenas 16 jogos antes da rescisão contratual. Em seguida, o jogador acertou com o Pafos, do Chipre.