Ações de mulher de Moraes no STF e STJ vão de 27 para 152 após marido tomar posse; aponta levantamento

Segundo o Estadão, o crescimento concentra-se nos últimos oito anos.

Publicado em 27 de dezembro de 2025 às 12:04

Durante o discurso, a ministra Cármen Lúcia destacou a firmeza de Moraes em situações de crise, lembrando sua atuação à frente do Tribunal Superior Eleitoral (
Durante o discurso, a ministra Cármen Lúcia destacou a firmeza de Moraes em situações de crise, lembrando sua atuação à frente do Tribunal Superior Eleitoral ( Crédito: PR

O número de ações em que Viviane Barci, advogada e esposa do ministro Alexandre de Moraes, atuou no STF e no STJ saltou de 27 para 152 após a posse do marido nas cortes superiores, segundo levantamento feito pelo Estadão.

A apuração mostra que cerca de 85% dos processos em que Viviane Barci de Moraes atuou nas Cortes Superiores tiveram início após a chegada de Alexandre de Moraes ao Supremo.

Segundo o Estadão, o crescimento concentra-se nos últimos oito anos. Do total de ações, 85% foram protocoladas após a posse de Moraes, um aumento de 463% na atuação do escritório da família em Brasília.

O escritório de advocacia da família foi fundado em 2004, mas Viviane já atuava em Cortes superiores desde 2001.

No STF, 22 de 31 processos começaram após a posse de Moraes. Já no STJ, foram 130 de 148 no mesmo período. Procurados, Viviane Barci e o gabinete do ministro não se manifestaram.

Fonte: Estadão