Dez clubes do Parazão pedem reunião urgente com Funtelpa para discutir direitos de transmissão

Equipes reivindicam aumento na cota de TV e questionam disparidade nos valores pagos a Remo e Paysandu.

Publicado em 26 de dezembro de 2025 às 11:36

Parazão tem início previsto para o dia 28 de janeiro - 
Parazão tem início previsto para o dia 28 de janeiro -  Crédito: FPF

Dez dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Paraense protocolaram um pedido formal de reunião, em caráter de urgência, com o presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Miro Sanova. O documento foi assinado por todas as equipes participantes do Parazão 2026, com exceção de Clube do Remo e Paysandu.

A principal pauta do encontro solicitado é a revisão dos valores pagos pelos direitos de transmissão das partidas do campeonato estadual. A TV Cultura do Pará, vinculada à Funtelpa, detém os direitos de exibição da competição e é responsável pela divisão das cotas entre os clubes.

Atualmente, o modelo de distribuição prevê o repasse de R$ 80 mil para cada um dos dez clubes do interior e da capital que não integram a dupla “Re-Pa”, enquanto Remo e Paysandu recebem R$ 800 mil cada. Na prática, os clubes signatários ficam com apenas 10% do valor destinado às duas principais equipes do Estado.

No documento, as agremiações defendem a necessidade de renegociar os percentuais para garantir uma cota maior de direitos de imagem. Segundo os clubes, o aumento da verba seria fundamental para melhorar a estrutura administrativa e esportiva, além de ajudar a custear despesas básicas para a disputa do Parazão.

Assinam o pedido os clubes Águia de Marabá, Amazônia, Bragantino, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Santa Rosa, São Francisco, São Raimundo e Tuna Luso Brasileira. A expectativa das equipes é abrir diálogo com a Funtelpa nos próximos dias em busca de um acordo mais equilibrado para a competição estadual.