Publicado em 6 de agosto de 2024 às 11:46
Dora Varella será a única brasileira na final do skate park feminino dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, após uma performance decisiva na classificatória realizada nesta terça-feira, 6, na Place de La Concorde. Varella terminou a fase classificatória em oitavo lugar, com 82,29 pontos, conquistando a última vaga disponível para a final, que ocorrerá às 12h30 no mesmo dia. As brasileiras Isadora Pacheco, que ficou em nono lugar com 82,07 pontos, e Raicca Ventura, que terminou em 12º com 72,24 pontos, foram eliminadas.
A primeira bateria da classificatória contou com três skatistas japonesas. Cocona Hikari brilhou ao alcançar 88,07 pontos em sua melhor volta, garantindo a liderança. A japonesa Hinano Kusaki também teve um bom desempenho, ficando em terceiro com 85,11 pontos. Sakura Yosozumi, por outro lado, não se destacou tanto, registrando 79,70 pontos. A americana Bryce Wettstein se juntou à disputa, assumindo a segunda colocação com 85,65 pontos.
Na segunda bateria, Raicca Ventura começou com uma volta segura, marcando 76,24 pontos. Isadora Pacheco arriscou mais, realizando altos aéreos e conseguiu 82,95 pontos, subindo temporariamente para o quarto lugar. No entanto, ambas enfrentaram dificuldades nas voltas seguintes e não conseguiram melhorar seus resultados.
A terceira bateria teve a britânica Sky Brown como destaque, que superou as expectativas e conseguiu 84,75 pontos, assumindo o quarto lugar. A australiana Arisa Trew também teve uma boa performance, com 82,95 pontos, ficando em quinto lugar. Esses resultados fizeram com que Isadora Pacheco caísse para a sexta posição e Raicca Ventura para a oitava, a última posição de classificação.
Na quarta bateria, Dora Varella entrou em cena e começou sua jornada com uma nota de 76,57 pontos, ocupando a oitava posição e colocando Raicca Ventura fora da zona de classificação. As performances da finlandesa Heili Sirvio (83,42 pontos) e da australiana Arisa Trew (82,95 pontos) também ajudaram a deslocar Pacheco para a oitava posição.
Com uma segunda volta bem-sucedida, Dora Varella melhorou sua pontuação para 82,29 pontos, garantindo a oitava posição na final. Embora não tenha conseguido melhorar seu resultado na última rodada, a brasileira teve a sorte de ver a australiana Ruby Trew não conseguir superar seu desempenho, confirmando a classificação de Varella para a decisão.