Em reconstrução, Paysandu aposta na base e lança jovens no profissional

Entre os jovens utilizados, alguns já haviam estreado anteriormente como profissionais

Publicado em 17 de fevereiro de 2026 às 15:16

Com 17 anos, Brian é o caçula da equipe bicolor
Com 17 anos, Brian é o caçula da equipe bicolor Crédito: Ascom Paysandu

O Paysandu Sport Club tem apostado na base como pilar do processo de reconstrução iniciado após a Série B de 2025. Na primeira fase do Campeonato Paraense 2026, o time utilizou 11 jogadores formados no clube ao longo das seis partidas disputadas, encerrando a etapa inicial na terceira colocação geral.

Entre os jovens utilizados, alguns já haviam estreado anteriormente como profissionais, como os zagueiros Iarley e Luccão, o volante Pedro Henrique e o atacante Settimio Arthur. Outros atletas tiveram as primeiras oportunidades na equipe principal nesta temporada, caso do zagueiro Libonati, dos laterais Matheus Capixaba e Cauã Dias, do volante Brian, do meia Salomoni e do atacante Klayvert. Ao todo, mais da metade do elenco profissional é composta por atletas formados nas categorias de base.

O presidente Márcio Tuma destacou que o uso dos jovens faz parte do planejamento do clube. “Nós anunciamos publicamente que a base teria uma atenção especial este ano e estamos seguindo o que foi planejado”, afirmou. Segundo ele, o clube iniciou a pré-temporada com os garotos para observação da comissão técnica e tem oferecido suporte completo aos atletas, com acompanhamento diário e ajustes estruturais. “Temos convicção de que vamos colher bons frutos”, completou.

O executivo de futebol Marcelo Sant’Ana também ressaltou a postura dos jovens e garantiu respaldo ao processo. “São garotos de personalidade. Aqui vemos mais dedicação do que empolgação”, disse. “Eu sempre digo para jogarem tranquilos, porque a responsabilidade é nossa. Ainda estamos longe do ideal, mas esse é o caminho”, enfatizou.

Classificado para as quartas de final, o Paysandu enfrenta a Tuna Luso Brasileira na quinta-feira (19), às 20h, no Estádio Banpará Curuzu, em jogo único por vaga na semifinal do Parazão.