Endrick deixa o Real Madrid e é emprestado ao Lyon, da França

Atacante de 19 anos assina contrato de seis meses com o clube francês em busca de mais minutos e protagonismo no futebol europeu.

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 07:38

Endrick vai para o futebol francês - 
Endrick vai para o futebol francês -  Crédito: Redes sociais

O atacante brasileiro Endrick foi anunciado como novo reforço do Lyon até o encerramento da atual temporada europeia. Aos 19 anos, o jogador assinou contrato de empréstimo válido por seis meses, até o meio do ano, e seguirá com vínculo definitivo com o Real Madrid, clube ao qual pertence até 2030. O acordo não prevê opção de compra ao fim do período.

As conversas para a transferência já vinham sendo conduzidas desde a segunda quinzena de novembro e ganharam força ao longo do mês passado. Desde o início das negociações, Endrick demonstrou interesse na mudança para o futebol francês, priorizando a possibilidade de atuar com maior regularidade. Uma investida recente do Manchester United, motivada pela lesão do atacante esloveno Benjamin Sesko, não alterou a decisão do jogador.

A busca por mais tempo em campo está diretamente ligada ao objetivo de Endrick de voltar ao radar da Seleção Brasileira visando a Copa do Mundo. O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, chegou a sinalizar que o atacante tem portas abertas para retornar à equipe nacional, mas destacou a necessidade de resolver a questão da baixa minutagem no clube espanhol.

O Lyon aparece atualmente na quinta colocação do Campeonato Francês e apresenta a melhor campanha da fase de liga da Liga Europa até o momento. Apesar de sondagens de clubes considerados de patamar mais elevado no cenário europeu, o estafe do jogador avaliou que uma saída só faria sentido caso houvesse garantia de protagonismo. Permanecer como reserva fora de Madri não era visto como vantagem.

Inicialmente, o Real Madrid indicava preferência por um empréstimo dentro da própria LaLiga, já que Endrick está a poucos meses de completar o tempo necessário para solicitar o passaporte espanhol. No entanto, pesaram a favor do Lyon o calendário competitivo e a tradição do clube em receber e desenvolver atletas brasileiros.

Outro fator considerado positivo foi a presença do técnico português Paulo Fonseca, que tem histórico de trabalho com jogadores brasileiros em clubes como Porto e Braga, além da passagem de três temporadas pelo Shakhtar Donetsk. A facilidade de comunicação e o perfil do treinador também influenciaram a escolha.

Endrick chegou ao Real Madrid no meio da temporada passada e, mesmo enfrentando forte concorrência no setor ofensivo, participou de 37 partidas e marcou sete gols, com destaque para a Copa do Rei, competição em que foi vice-artilheiro, balançando as redes cinco vezes. Contudo, após a chegada de Xabi Alonso ao comando técnico, o brasileiro perdeu espaço e atuou em apenas três dos 25 jogos disputados pelo clube na temporada 2025/26, sendo titular apenas uma vez, na recente partida contra o Talavera, pela Copa do Rei.