Final entre Corinthians e Vasco tira São Paulo da Libertadores e complica Botafogo

Classificação dos finalistas da Copa do Brasil nos pênaltis altera cenário do Brasileirão e redefine vagas em competições continentais.

Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 07:29

Tricolor não se classificou para Libertadores - 
Tricolor não se classificou para Libertadores -  Crédito: Divulgação/SPFC

A definição da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, ambos classificados nos pênaltis neste domingo (14), teve impacto direto sobre clubes que não estavam envolvidos no confronto decisivo. São Paulo e Botafogo acabaram sendo os principais prejudicados com o novo cenário das vagas para torneios internacionais em 2026.

O São Paulo, que terminou o Campeonato Brasileiro na oitava colocação, dependia do título de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil para garantir presença na próxima edição da Libertadores. Esses eram os únicos resultados que manteriam o G-8 no Brasileirão. Com as eliminações de mineiros e tricolores cariocas, a competição nacional deixa de ampliar o número de vagas, e o Tricolor do Morumbis fica restrito à disputa da Copa Sul-Americana.

A mudança também afeta o Botafogo. Sexto colocado no Brasileirão, o clube carioca tinha a expectativa de avançar diretamente à fase de grupos da Libertadores caso Cruzeiro ou Fluminense levantassem a taça. Com Corinthians e Vasco na final, a vaga direta passa a ser exclusiva do campeão da Copa do Brasil. Assim, o time da Estrela Solitária terá de disputar a fase preliminar do torneio continental.

A decisão da Copa do Brasil será concentrada na próxima semana. O jogo de ida acontece na quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. A volta está marcada para o domingo (21), às 18h30, no Maracanã. O campeão assegura vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2026, enquanto o vice ficará com a última vaga brasileira na Copa Sul-Americana.