Ginástica Artística: Brasil avança a duas finais masculinas no Mundial

Caio Souza e Diogo Soares brigarão por medalha às 8h de quarta-feira

Agência Brasil

[email protected]

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 18:39

Equipe Brasil segue brilhando no Mundial -
Equipe Brasil segue brilhando no Mundial - Crédito: Divulgação/CBG

O Brasil assegurou presença em duas finais masculinas do Mundial de Ginástica Artística, o primeiro do ciclo olímpicos para os Jogos de Los Angeles 2028.

Caio Souza e Diogo Soares disputarão a final do individual na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h (horário de Brasília. Caio também se classificou para a final de argolas; a briga por medalha será na sexta (24), a partir das 4h. As finais terão transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil no YouTube. O Mundial vai até domingo (25).

Ao término da fase classificatória nesta segunda (20), Caio Souza se credenciou à final individual geral com a oitava melhor nota (somatório dos seis aparelhos: argolas, barra-fixa, paralelas, salto, solo e cavalo), com 79.166 pontos, e Diogo Souza com a 10ª (78.798). Além do Brasil, somente China e Suíça emplacaram dois ginastas entre os 10 primeiros finalistas. Apenas 24 ginastas competirão por medalhas.

Diogo Souza busca um pódio inédito no Mundial. Nas finais das últimas duas edições ele terminou em 10º lugar (Antuérpia 2023) e em 17º (Liverpool 2022) no individual geral. O ginasta também foi finalista nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024.

Caio Souza brilhou também na apresentação das argolas. Na saída do aparelho, cravou um triplo mortal e selou a classificação à final em oitavo lugar, atrás do belga Glen Cuyle, que ficou na sétima posição, com o mesmo somatório do brasileiro. Esta é a quarta vez que o ginasta de 32 anos vai à final de aparelhos e a sexta no individual geral.

Além de Caio e Diogo, a equipe masculina brasileira disputa o Mundial com Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. Já a feminina é composta pelas medalhista olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, e também por Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.