Grêmio recebe novo transfer ban da Fifa por dívida com Gustavo Cuéllar

Clube gaúcho já estava impedido de registrar jogadores por três janelas de transferências devido a pendências na contratação de Miguel Monsalve e também enfrenta cobranças de outros clubes.

Publicado em 27 de outubro de 2026 às 16:59

Clube gaúcho já estava impedido de registrar jogadores por três janelas de transferências devido a pendências na contratação de Miguel Monsalve e também enfrenta cobranças de outros clubes.
Clube gaúcho já estava impedido de registrar jogadores por três janelas de transferências devido a pendências na contratação de Miguel Monsalve e também enfrenta cobranças de outros clubes. Crédito: Reprodução 

O Grêmio recebeu uma nova punição da Fifa por falta de pagamento. Publicada nesta segunda-feira (26), a sanção está relacionada a uma dívida com o volante colombiano Gustavo Cuéllar, que deixou o clube em fevereiro deste ano. O Tricolor Gaúcho já estava submetido a um transfer ban de três janelas de transferências por causa de pendências financeiras envolvendo a contratação de Miguel Monsalve.

Cuéllar chegou ao Grêmio em 2025, mas deixou a equipe em fevereiro de 2026. Na ocasião, foi acordado o pagamento de R$ 15 milhões ao jogador pela rescisão do contrato. Atualmente no Deportivo Cali, da Colômbia, o volante ainda não teria recebido o valor previsto no acordo.

A nova sanção amplia os problemas financeiros do clube com a entidade máxima do futebol mundial. Em 9 de outubro, o Grêmio já havia sido punido pelo não pagamento de valores relacionados a Miguel Monsalve.

Apesar das restrições, o clube pode buscar a regularização da situação por meio da quitação das dívidas. O impedimento afeta o registro de novos jogadores, mas pode ser revertido caso as pendências que motivaram as sanções sejam resolvidas.

Além das punições da Fifa, o Grêmio foi advertido pela Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol (Anresf) por dívidas com Capivariano e Votuporanguense.

Nesse caso, o clube não foi impedido de realizar transações, mas recebeu um prazo de 45 dias para quitar os valores devidos. Segundo as informações divulgadas, ainda restavam 15 dias para o encerramento desse prazo.

Criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Anresf é responsável pela aplicação das regras relacionadas ao fair play financeiro no futebol brasileiro.

Com pendências em diferentes frentes, o Grêmio precisa regularizar os débitos para evitar novos desdobramentos e recuperar a normalidade no planejamento de contratações.