Morre aos 66 anos, Maguila, ex-lutador e lenda do box brasileiro

Ele batalhava contra uma enfermidade incurável decorrente de lesões cerebrais sofridas durante sua trajetória no boxe.

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 16:10

Morre aos 66 anos, Maguila, ex-lutador e lenda do box brasileiro
Morre aos 66 anos, Maguila, ex-lutador e lenda do box brasileiro Crédito: Reprodução/Instagram

José Adilson Maguila, ex-lutador de boxe, faleceu aos 66 anos, nesta quinta-feira, 24. O Instituto Maguila confirmou a informação.

Maguila competiu 85 vezes em sua carreira, obtendo 77 triunfos. Entre seus títulos, destaca-se um Mundial de Boxe, conquistado pela Federação Mundial de Boxe, considerado na época como de segunda linha. Ele atuou na categoria dos pesos-pesados por 17 anos.

Suas principais lutas na carreira foram contra os pugilistas Evander Holyfield e George Foreman.

O ex-pugilista estava hospitalizado desde 2017, em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo, batalhando contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), enfermidade incurável decorrente dos golpes de cabeça que sofreu durante sua trajetória no boxe.

Conheça a trajetória de Maguila

O ex-pugilista conquistou várias vezes os títulos brasileiros e sul-americanos de boxe na categoria peso-pesado, além de ser campeão das Américas e Mundial na mesma categoria.

Maguila conquistou o título profissional brasileiro ao derrotar Valdemar Paulino de Oliveira em 1983
Maguila conquistou o título profissional brasileiro ao derrotar Valdemar Paulino de Oliveira em 1983 Crédito: Reprodução/Facebook

Maguila conquistou o título profissional brasileiro ao derrotar Valdemar Paulino de Oliveira em 1983. Conquistou o título sul-americano em 1984, o das Américas em 1986 e o mundial por uma entidade menor (a Federação Mundial de Boxe) em 1995, após um confronto contra o britânico Johnny Nelson. Em 2000, o ex-lutador se retirou da atividade.

Após deixar os ringues, Maguila atuou na televisão como comentarista econômico e lançou um álbum de samba chamado "Vida de Campeão".

Em 2010, concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PEN, porém recebeu poucos votos e não conseguiu se eleger.