Publicado em 27 de setembro de 2024 às 12:02
A Copa Libertadores da América, gradativamente, viu o avanço dos clubes brasileiros na disputa. Flamengo e Palmeiras, em especial, exerceram dominância recente, mas que acabou por sofrer um baque em 2024.
Enquanto o Verdão já havia se despedido do torneio nas oitavas de final, diante do Botafogo, o Rubro-Negro deixou a Liberta de forma melancólica, sem balançar as redes em dois jogos com o Peñarol. O resultado é que, pela primeira vez em sete anos, nenhuma das duas equipes figura entre as quatro melhores da América do Sul.
Nesse período, o Fla foi três vezes finalista da Liberta, com dois troféus conquistados, em 2019 e 2022. O clube atingiu as quartas de final na atual edição e parou nas oitavas em três oportunidades.
O Palmeiras, por sua vez, chegou à duas decisões e venceu ambas, em 2020 e 2021. O clube foi outras três vezes semifinalista. Sob Abel Ferreira, a edição de 2024 representou a primeira vez que o time alviverde não ficou entre os quatro melhores.
Trio de ferro
Além da dupla brasileira, apenas uma outra equipe tem desempenho recente tão imponente na Copa Libertadores. O River Plate, novamente com Marcelo Gallardo no comando, é o único vivo na competição e um "intruso" entre Fla e Palmeiras.
Os Millonarios possuem um troféu e um vice desde 2017, com outras três semifinais, contando este ano. Entre as equipes que lutam pelo troféu, o River é o único ainda invicto na disputa deste ano.