Paysandu emite nota de repúdio contra pênalti marcado para o Bahia

Lance foi determinante para derrota bicolor na Copa do Brasil.

Publicado em 2 de maio de 2025 às 23:14

Lance polêmico aos 40 minutos do 1º tempo -
Lance polêmico aos 40 minutos do 1º tempo - Crédito: Reprodução/CBF

O Paysandu emitiu uma nota de repúdio na noite desta sexta-feira (02), contra o pênalti marcado a favor do Bahia, no duelo entre os times pela terceira fase da Copa do Brasil, que ocorreu na última quarta-feira (30) no estádio Mangueirão. O Papão saiu derrotado por 1 a 0 e se complicou na competição. 

Por meio da nota oficial, a equipe bicolor protestou a decisão do árbitro de vídeo (VAR) ao marcar a falta de PK. "Tais imagens não são conclusivas para demonstrar se realmente houve qualquer toque no pé/perna do adversário, pelo contrário, a visualização frame a frame demonstra que o atleta adversário já estava desequilibrado, de propósito ou não, no momento do suposto contato", disse o clube.

Confira a nota na íntegra 

"O Paysandu Sport Club vem a público manifestar seu repúdio diante da marcação de um pênalti inexistente que resultou na derrota do time bicolor frente ao Bahia, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, disputada na última quarta-feira (30), no Estádio Mangueirão.

As imagens do VAR demonstram de forma inequívoca que o leve toque de braço entre os atletas não teve intensidade suficiente para causar qualquer tipo desequilíbrio ao adversário. Além disso, tais imagens não são conclusivas para demonstrar se realmente houve qualquer toque no pé/perna do adversário, pelo contrário, a visualização frame a frame demonstra que o atleta adversário já estava desequilibrado, de propósito ou não, no momento do suposto contato.

É inadmissível que uma equipe de arbitragem escalada para uma competição tão importante cometa um equívoco grave como esse e interfira diretamente no resultado da partida.

Vale ressaltar que na mesma fase da Copa do Brasil, na partida realizada entre Maringá-PR e Atlético-MG, no dia 29/04/2025, um lance com contato intenso e intencional não teve o penal assinalado, o que demonstra a falta de um critério técnico da arbitragem brasileira para esse tipo de lance capital, causando prejuízos de toda ordem.

Por fim, a Direção do Paysandu esclarece que buscará, no prazo legal, os meios cabíveis para repreensão do erro grave identificado, e, independentemente de qualquer cenário político, será sempre defensora intransigente dos direitos do Paysandu Sport Club.

Esse propósito caminha em conjunto com a autocrítica em relação a necessidade de melhoria da equipe, o que também é sempre uma prioridade desta gestão."