Paysandu goleia e avança, enquanto Tuna cai nos pênaltis na Copa do Brasil Sub-20

Papão faz 6 a 0 sobre o Independente-AP na Curuzu, enquanto Tuna é eliminada nos pênaltis pelo União-TO.

Publicado em 8 de outubro de 2026 às 10:51

Paysandu goleia e avança, enquanto Tuna cai nos pênaltis na Copa do Brasil Sub-20 -
Paysandu goleia e avança, enquanto Tuna cai nos pênaltis na Copa do Brasil Sub-20 - Crédito: Wellison Vasconcelos/Paysandu e Edson Júnior

O Paysandu está nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O Papão goleou o Independente-AP por 6 a 0, na tarde desta quarta-feira (7), na Curuzu, pela segunda fase da competição nacional. Em outro confronto disputado em Belém, a Tuna Luso empatou em 1 a 1 com o União-TO, mas acabou eliminada nos pênaltis, por 4 a 2.

Papão constrói goleada

O Paysandu começou a partida pressionando e teve o caminho facilitado ainda no primeiro tempo. Aos 11 minutos, um jogador do Independente-AP foi expulso, deixando a equipe amapaense com um atleta a menos.

Com superioridade numérica, o time bicolor aproveitou os espaços e construiu uma vantagem confortável antes do intervalo. Jorge Rafael, Capixaba, Gabriel Kauan e Kauã Hinkel marcaram os quatro primeiros gols do Papão.

Na etapa final, o Paysandu continuou dominando as ações e aumentou a diferença. Gabriel Kauan balançou as redes novamente, enquanto Kerlon fechou a goleada de 6 a 0 nos acréscimos.

A classificação mantém o Paysandu entre os 16 melhores times da competição. O clube já havia eliminado o Macapá-AP na primeira fase, com uma vitória por 5 a 0, também na Curuzu.

Tuna fica pelo caminho

A Tuna Luso teve um roteiro diferente no Estádio Francisco Vasques, o Souza. A equipe paraense saiu atrás do União-TO logo aos nove minutos, quando Luan abriu o placar para os visitantes.

A Águia Guerreira aumentou a pressão na busca pelo empate e ganhou uma vantagem numérica no segundo tempo, após a expulsão de um jogador do União, aos 10 minutos.

A insistência deu resultado aos 42 minutos. Gilvan cobrou pênalti e deixou tudo igual, levando a decisão para as penalidades máximas.

Na disputa, porém, o União-TO foi perfeito: converteu as quatro cobranças. A Tuna marcou apenas duas e perdeu por 4 a 2, dando adeus à competição.

Com a classificação, o União alcançou um feito inédito para o futebol do Tocantins: tornou-se o primeiro clube do estado a avançar para a terceira fase da Copa do Brasil Sub-20.

Próxima fase

A partir das oitavas de final, a Copa do Brasil Sub-20 passa a ser disputada em confrontos de ida e volta. A CBF ainda vai definir oficialmente os adversários, datas, horários e locais dos jogos.

As partidas estão previstas para os dias 14 e 21 de outubro. O chaveamento será definido de acordo com a classificação geral dos 16 clubes que avançaram nas duas primeiras fases.

A edição de 2026 também marca uma mudança no formato da competição, que passou de 32 para 64 participantes. O campeão terá direito de disputar a Supercopa do Brasil Sub-20 contra o Vasco, vencedor do Brasileirão da categoria.

Texto por Pedro Moraes.