Paysandu perde para o Maringá, mas garante vaga no sufoco para o quadrangular da Série C

Papão é derrotado por 1 a 0 no Mangueirão, mas termina a primeira fase em sétimo lugar e avança na briga pelo acesso à Série B de 2027.

Publicado em 29 de agosto de 2026 às 19:10

Papão saiu derrotado diante do Mangueirão lotado - 
Papão saiu derrotado diante do Mangueirão lotado -  Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O Paysandu está classificado para o quadrangular decisivo da Série C do Campeonato Brasileiro. O Papão perdeu por 1 a 0 para o Maringá neste sábado (29), no Mangueirão, pela última rodada da primeira fase, mas conseguiu assegurar uma das vagas na próxima etapa da competição.

O gol da vitória do time paranaense foi marcado por Raí Natalino, aos 40 minutos do segundo tempo. Mesmo com o resultado negativo diante de um Mangueirão lotado, o Paysandu terminou a primeira fase na sétima colocação, com 29 pontos em 19 partidas, e ficou com a penúltima vaga para o quadrangular que definirá os acessos à Série B de 2027.

Com o 7º lugar garantido, o Papão cai no Grupo C, ao lado de Brusque-SC, Ferroviária-SP e Inter de Limeira-SP.

Com o triunfo, o Maringá chegou aos 30 pontos e ultrapassou o Papão, encerrando a fase classificatória na quarta posição. O clube paranaense também avançou à próxima etapa.

Paysandu desperdiça chances

O Paysandu começou a partida tentando pressionar o Maringá e teve oportunidades para abrir o placar ainda no primeiro tempo. Kleiton Pego foi o jogador que mais levou perigo, mas não conseguiu aproveitar as chances que teve aos dois e aos 20 minutos.

O Maringá criou pouco durante a primeira etapa. A principal oportunidade dos visitantes apareceu perto do intervalo, quando Paulinho cabeceou para fora.

Na volta para o segundo tempo, o Papão continuou buscando o gol. Logo nos primeiros minutos, Edilson cruzou para Kleiton Pego, que cabeceou sozinho, mas mandou a bola na direção do goleiro. Na sequência, o atacante recebeu novamente e finalizou mal.

Aos 22 minutos, foi a vez de Ítalo ter uma grande oportunidade. O artilheiro bicolor recebeu em condição de finalizar, ficou frente a frente com o gol, mas acertou a trave.

Maringá marca no fim

Quando o empate parecia garantir a classificação do Paysandu sem maiores sustos, o Maringá encontrou espaço em um contra-ataque aos 40 minutos.

Raí Natalino recebeu livre, avançou em direção à área e ficou cara a cara com Gabriel Mesquita. O atacante bateu cruzado e colocou o time paranaense em vantagem no Mangueirão: Paysandu 0 x 1 Maringá.

Apesar da derrota, o resultado dos demais jogos permitiu que o Papão permanecesse entre os classificados. Assim, o time bicolor avançou na bacia das almas para o quadrangular decisivo da Série C.

Agora, o Paysandu deixa para trás a primeira fase e passa a disputar uma etapa decisiva, na qual estará em jogo o tão esperado retorno à Série B do Campeonato Brasileiro em 2027.