Saiba quem é Samir Xaud, futuro presidente da CBF

Atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, cartola tem apoio de 25 das 27 federações estaduais e reúne condições para ser eleito sem oposição.

Publicado em 20 de maio de 2025 às 08:12

Samir oficializou a candidatura na última semana - 
Samir oficializou a candidatura na última semana -  Crédito: Divulgação/CBF

Samir de Araújo Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, é o único candidato inscrito para assumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e deve ser eleito no próximo dia 25 de maio.

A eleição ocorre após a saída do ex-presidente Ednaldo Rodrigues e Samir conta com o apoio majoritário de 25 das 27 federações estaduais, além do respaldo de 10 clubes das Séries A e B — número suficiente para garantir a inscrição e vitória da chapa.

Nascido em Boa Vista, capital de Roraima, Samir tem 41 anos e é filho de Zeca Xaud, que está há mais de 40 anos à frente da federação local. Médico infectologista e especialista em medicina esportiva, o dirigente também é empresário do setor fitness e formado em Gestão do Futebol pela Federação Paulista de Futebol, além de ter concluído o curso CBF Masters pela CBF Academy.

Com passagens pela gestão pública, Samir já foi diretor do Hospital Geral de Roraima, presidente do sindicato dos médicos do estado e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista. Também tentou entrar para a política: concorreu a deputado estadual em 2018 e a deputado federal em 2022, mas não foi eleito.

Neste ano, foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, com a expectativa de suceder o pai a partir de 2027. No entanto, com a candidatura à presidência da CBF, essa sucessão não deve ocorrer. Samir inscreveu a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e, sem concorrência à vista, deverá ser confirmado como novo presidente da CBF no próximo sábado.

As únicas federações que não apoiam sua candidatura são as de Mato Grosso e São Paulo. Mesmo assim, com a ampla maioria ao seu lado, Samir caminha para assumir o comando da principal entidade do futebol brasileiro.