Remo, Paysandu e Federação Paraense apoiam candidatura única de Samir Xaud à presidência da CBF

Samir Xaud recebeu apoio do futebol paraense e lidera chapa que promete modernizar a gestão do futebol nacional

Publicado em 18 de maio de 2025 às 13:36

Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol.
Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol. Crédito: Divulgação/ Federação Roraimense de Futebol

A sucessão na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já tem nome definido. O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, será o único candidato na eleição que acontece no dia 25 de maio. Com o apoio de 25 federações e dez clubes, incluindo a Federação Paraense de Futebol (FPF), o Paysandu e o Clube do Remo, a chapa “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização” foi registrada neste domingo (18), no Rio de Janeiro. Ricardo Gluck Paul, presidente da FPF, também vai compor a chapa como vice-presidente.

Apoiado pela maioria dos dirigentes estaduais, Xaud tem garantida a vitória no pleito que definirá o comando da CBF para o ciclo de 2025 a 2029. Entre os clubes apoiadores, também estão Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Volta Redonda. Do Norte do país, além do Paysandu e do Remo, o Amazonas também declarou apoio.

Propostas com foco em renovação

Com um discurso voltado à descentralização do futebol e à valorização de clubes de todas as regiões, a candidatura de Samir Xaud propõe mudanças no calendário, investimentos em arbitragem, fortalecimento das seleções e maior representatividade das federações. A proposta também promete dar atenção ao futebol feminino, amador e à modernização das estruturas da entidade.

A Federação Paraense de Futebol foi uma das primeiras a declarar apoio à chapa, alinhando-se com o movimento de renovação que tem ganhado força entre federações do Norte e do Nordeste. “Nosso objetivo é aprimorar a gestão da CBF com responsabilidade, diálogo e foco em resultados concretos para todos os clubes e torcedores do Brasil”, diz trecho da carta-programa da chapa.

A eleição está prevista para acontecer no próximo sábado (25), com possibilidade de votação remota para facilitar a participação das entidades, já que a data coincide com rodada do Campeonato Brasileiro.