Série C: última rodada define dois classificados e últimos rebaixados

A briga por classificação à segunda fase promete pegar fogo, onde Londrina, Remo, Náutico e Figueirense disputam as últimas vagas.

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 12:02

Remo vai para a última rodada com grandes chances de classificação - 
Remo vai para a última rodada com grandes chances de classificação -  Crédito: Felipe Sacramento/Remo

Após 18 rodadas, enfim, chegamos à definição da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 24, 10 jogos serão disputados de forma simultânea, às 17h, pela 19ª rodada, onde os últimos dois classificados ao Quadrangular Final e os últimos dois rebaixados serão definidos.

A briga por classificação à segunda fase promete pegar fogo, onde Londrina, Remo, Náutico e Figueirense disputam as últimas vagas na fase que dá o acesso para quatro clubes. Segundo o portal “Chance de gol“, a probabilidade de pontuação “corte” é de 28 pontos, enquanto os que tiverem 27 possuem de 60 a 80% de chances de classificação.

Entre eles, o que tem maiores probabilidades é o Londrina, 26 pontos, na sétima posição, e que fará um duelo direto diante do Náutico, com 25, em nono, no Estádio do Café. Para o time visitante, só a vitória, que garante a classificação, interessa. Já o Tubarão pode empatar, caso o Figueirense não vença o Volta Redonda.

O time catarinense vai até o Raulino de Oliveira com a missão de bater o sexto colocado e ainda torcer para o tropeço de ao menos dois dos três concorrentes à classificação. Além do Londrina, quem vive uma boa expectativa é o Remo, que vai até o Francisco Novelletto para enfrentar o já rebaixado São José. Em oitavo, o time paraense avança em caso de vitória.

Já na parte de baixo da tabela, ABC, Sampaio Corrêa e Aparecidense são os últimos na briga contra o descenso, que ficou para a última rodada, e apenas um deles conseguirá se salvar.

O ABC é o único dos três que aparece fora do Z-4, portanto depende apenas de si. Com 19 pontos, fará confronto direto justamente com a Aparecidense, que tem 16, no Frasqueirão, e com o empate já se garante na Série C de 2025. Para o time visitante, só a vitória interessa.

Caso seja derrotado pelos goianos, o ABC poderá no máximo sofrer revés por um gol de diferença, ainda torcendo contra o Sampaio Corrêa, que não poderia vencer o Confiança, no Castelão. O time maranhense precisa vencer e torcer para que a Aparecidense bata o ABC, mas não tire três gols de saldo.

O dia ainda contará com a definição do líder da primeira fase, que ficará entre Botafogo-PB, Athletic-MG e Ferroviária, que faz um duelo direto contra o próprio Botafogo no Almeidão, enquanto os mineiros enfrentam o Ypiranga, na Arena Sicredi.

Mais três jogos fecham a 19ª e última rodada. No Primeiro de Maio, o São Bernardo encara o Floresta-CE, enquanto o Ferroviário-CE pega o Tombense, no Presidente Vagas, e CSA e Caxias medem forças no Rei Pelé.