Splitter assume os Blazers e se torna primeiro técnico brasileiro na história da NBA

Em meio a um escândalo de fraude esportiva na NBA, ex-pivô assume o posto interino do Portland Trail Blazers

Publicado em 23 de outubro de 2025 às 16:07

Tiago Splitter durante passagem pelo basquete europeu -
Tiago Splitter durante passagem pelo basquete europeu - Crédito: Divulgação/Paris Basketball

Enquanto a NBA enfrenta uma turbulência causada por um escândalo de fraude esportiva envolvendo o ex-jogador e treinador Chauncey Billups, o basquete brasileiro celebra um feito histórico.

O ex-pivô Tiago Splitter foi anunciado como técnico interino do Portland Trail Blazers, tornando-se o primeiro brasileiro a comandar uma equipe na principal liga de basquete do mundo.

A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista estadunidense Shams Charania, da ESPN, e rapidamente repercutiu no meio esportivo nacional. A decisão foi tomada após a prisão de Billups, que deixou o cargo de treinador do time de Portland.

Aposentado desde 2017, Tiago Splitter acumulou cinco anos de experiência como auxiliar técnico no Brooklyn Nets e no Houston Rockets (2019 a 2024), antes de se aventurar no basquete europeu.

Na temporada passada, comandou o Paris Basketball, na França, onde virou sensação ao conquistar a Liga Francesa, a Copa da França e alcançar os playoffs da Euroliga. Esse desempenho de destaque lhe rendeu um convite para retornar aos Estados Unidos.

Lembrando que, enquanto jogador, Splitter já tinha feito história ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da NBA, pelo San Antonio Spurs na temporada 2013/14.

Com informações de O Globo