Vídeo: ministra do esporte da França cumpre promessa e mergulha no rio Sena

A ação ocorre após protestos de parisienses, que há um mês se mobilizaram defecando nas águas, levantando preocupações sobre a qualidade da água.

Publicado em 13 de julho de 2024 às 21:36

Amélie Oudéa-Castéra
Amélie Oudéa-Castéra Crédito: Reprodução/Twitter/X

Amélie Oudéa-Castéra, ministra do Esporte da França, cumpriu neste sábado, 13, a promessa de nadar no rio Sena, em Paris, para demonstrar que as águas são seguras para os competidores dos Jogos Olímpicos, que começam em duas semanas. A ação ocorre após protestos de parisienses, que há um mês se mobilizaram defecando nas águas, levantando preocupações sobre a qualidade da água.

Ela nadou no rio Sena na companhia do triatleta paralímpico Alexis Hanquinquant. Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), ela compartilhou um vídeo do momento, onde mergulhou na área destinada às provas de nado, como o triatlo. “Promessa mantida!”, escreveu na legenda, reforçando seu compromisso com a segurança das competições.

Os franceses têm demonstrado insatisfação em relação às promessas feitas no início dos preparativos para os Jogos Olímpicos. Entre as principais reclamações, estão os aproximadamente 1,4 bilhão de dólares investidos na despoluição do rio Sena, cuja eficácia é questionada por muitos cidadãos. A situação reflete um clima de descontentamento em relação aos investimentos e à transparência das ações governamentais.