Alepa News: deputados debatem tragédia e o apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul

Os deputados repercutiram, em Sessão Ordinária, a ação dos governos federal e do Estado do Pará em relação a tragédia que devastou várias cidades do Rio Grande do Sul. Com preocupantes consequências à população do Estado, os parlamentares usaram o espaço para debater a crise causada ainda pelas mudanças climáticas. Belém será palco do principal...

Publicado em 24 de maio de 2024 às 17:00

Os deputados repercutiram, em Sessão Ordinária, a ação dos governos federal e do Estado do Pará em relação a tragédia que devastou várias cidades do Rio Grande do Sul. Com preocupantes consequências à população do Estado, os parlamentares usaram o espaço para debater a crise causada ainda pelas mudanças climáticas. Belém será palco do principal encontro sobre o assunto em 2025, quando irá sediar a 30ª edição da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30.

Causas e responsabilidades da maior catástrofe climática de história gaúcha foram discutidas pelos deputados. A crise provocada pelas chuvas e enchentes foi iniciada no dia 29 de abril. Cento e quarenta e nove pessoas morreram e mais de 800 mil estão fora de suas casas. A tragédia atingiu cerca de 1,9 milhão de pessoas, afetadas em 441 municípios.

A vice-líder do governo do Pará, a deputada Maria do Carmo (PT), repercutiu as ações do governo do Pará de solidariedade ao povo gaúcho. 'Foram feitas doações de alimentos, o envio de seis mil litros de água potável e de uma equipe especializada com nove militares, incluindo sete especialistas em mergulho do Corpo de Bombeiros para auxiliar nas operações de resgate', disse. Também foram encaminhados cinco profissionais da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que atuarão nos diversos abrigos em ações de acolhimento às vítimas das enchentes.

Campanha de doação

A líder do PSOL, a deputada Lívia Duarte convocou o Poder Legislativo a se mobilizar para apoiar com o envio de doações para o Rio Grande do Sul. A parlamentar informou que o seu gabinete já está engajado em uma campanha de arrecadação. 'O gabinete está aberto para recolher alimentos não perecíveis, de roupas, kits de higiene e demais e se não poderem vir deixar, iremos buscar', disse.

Texto: Carlos Boução/Alepa