Após encontro com Putin, Trump receberá Zelensky na Casa Branca na segunda-feira

A agenda acontece em meio à tentativa de Trump de intermediar um “acordo de paz” para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Publicado em 16 de agosto de 2025 às 12:46

A agenda acontece em meio à tentativa de Trump de intermediar um “acordo de paz” para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. 
A agenda acontece em meio à tentativa de Trump de intermediar um “acordo de paz” para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.  Crédito: Reprodução 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vão se reunir na próxima segunda-feira (18/8), em Washington. A agenda acontece em meio à tentativa de Trump de intermediar um “acordo de paz” para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O encontro foi anunciado dias depois de Trump se reunir, na última sexta-feira (15/8), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Anchorage, no Alasca. Apesar de ambos falarem em “diálogo construtivo”, a reunião terminou sem definição sobre um eventual cessar-fogo.

Em publicação na rede X, Zelensky agradeceu a ligação e o convite de Trump, destacando apoio à ideia de uma reunião tripartite entre Ucrânia, EUA e Rússia. Segundo ele, a conversa com o norte-americano durou mais de uma hora e meia e incluiu também uma ligação conjunta com líderes europeus.

“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenrolar da situação”, escreveu o líder ucraniano.

Zelensky confirmou que viajará a Washington na segunda-feira para tratar “de todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra”, ressaltando ainda a importância de incluir a Europa em todas as etapas das negociações: “Continuamos a coordenar nossas posições com todos os parceiros”, afirmou.

Trump, por sua vez, confirmou a visita do colega e disse que a reunião ocorrerá no Salão Oval. O republicano acrescentou que, caso os avanços sejam significativos, pretende agendar também um novo encontro com Putin: “Potencialmente, milhões de vidas serão salvas”.

A reunião ganha ainda mais relevância diante do histórico recente: em fevereiro deste ano, Trump e Zelensky protagonizaram uma discussão acalorada no Salão Oval, em frente às câmeras, que terminou em bate-boca.

Com informações do Metrópoles