Após mais de 2 mil mortes, novo terremoto atinge o Afeganistão

O Afeganistão sofre novo terremoto de 6,3 graus nesta quinta-feira (04), semanas após abalo que matou mais de 2 mil pessoas no país.

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 18:50

O Afeganistão voltou a ser atingido por um forte terremoto nesta quinta-feira (04)
O Afeganistão voltou a ser atingido por um forte terremoto nesta quinta-feira (04) Crédito: Redes Sociais

O Afeganistão voltou a ser atingido por um forte terremoto nesta quinta-feira (04), registrado com magnitude de 6,3 por serviços geológicos da Alemanha e dos Estados Unidos. O tremor atingiu a região de Jalalabad, próxima à capital Cabul, e também pôde ser sentido em países vizinhos como Índia, Paquistão, Tajiquistão, Uzbequistão e China.

O novo abalo sísmico foi confirmado pelo Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GFZ), que registrou magnitude de 6,3, enquanto o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor teve magnitude 6,0. Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.

O terremoto ocorre apenas dias após o país ter sofrido outro abalo, no domingo (31), de magnitude 6,0, que deixou 2.217 mortos. Segundo o governo do Talibã, mais de 3 mil pessoas ficaram feridas naquele episódio.

Autoridades e equipes de resgate permanecem em alerta, monitorando possíveis impactos e oferecendo apoio às regiões mais afetadas pelo novo tremor.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).