Após reunião com Zelensky, Trump diz que 'não se enfrenta um país dez vezes maior'

O presidente abordou brevemente a região de Donbass, formada por Donetsk e Luhansk, foco de possíveis trocas territoriais nas negociações de paz

Publicado em 19 de agosto de 2025 às 15:59

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Crédito: Reprodução Instagram @zelenskyy_official e @realdonaldtrump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta terça-feira (19) sobre a guerra na Ucrânia, parecendo culpar o país pelo conflito. Em entrevista à Fox News, ele afirmou que “não se enfrenta um país dez vezes maior”.

A guerra começou em fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Trump disse ainda que “não é uma guerra que deveria ter sido iniciada” e minimizou a iniciativa ucraniana, sem detalhar posições sobre negociações em andamento.

O presidente abordou brevemente a região de Donbass, formada por Donetsk e Luhansk, foco de possíveis trocas territoriais nas negociações de paz. Segundo Trump, quase toda Luhansk e mais de 70% de Donetsk estão sob controle russo, e agora a região é “79% de propriedade e controlada pela Rússia”. Ele afirmou que detalhes sobre essas negociações cabem a Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

Com informações da CNN