Trump anuncia uso de 'toda a força' contra Maduro; EUA enviam navios de guerra à Venezuela

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, Maduro é considerado pelos Estados Unidos um líder de cartel narcoterrorista e não um presidente legítimo.

Publicado em 19 de agosto de 2025 às 17:10

Trump e Maduro
Trump e Maduro Crédito: Reprodução 

O governo do presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (19) que está preparado para utilizar “toda a força” contra o regime de Nicolás Maduro, na Venezuela. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, Maduro é considerado pelos Estados Unidos um líder de cartel narcoterrorista e não um presidente legítimo.

A movimentação ocorre junto ao deslocamento de três navios de guerra para o sul do Caribe, próximo à costa venezuelana, com a justificativa de combater ameaças ligadas ao tráfico de drogas. Os destróieres enviados, USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson, possuem sistemas de mísseis guiados Aegis, e cerca de 4.000 militares foram posicionados na região.

Trump já havia afirmado que as forças americanas seriam usadas para perseguir o tráfico organizado, classificado pelos EUA como organização terrorista global.

Em resposta, o governo da Venezuela considerou as ações e declarações americanas ameaças que colocam em risco a paz e a estabilidade regional. O presidente Maduro, sem mencionar os navios, disse em discurso na segunda-feira (18) que a Venezuela “defenderá nossos mares, céus e terras”, referindo-se à atuação dos Estados Unidos como uma “ameaça bizarra e absurda de um império em declínio”.

Com informações do G1