Astronautas retornam à Terra após 18 dias na Estação Espacial Internacional

A missão, chamada de “Grace” pelos tripulantes, foi organizada pela Axiom Space, empresa sediada no Texas, em parceria com a SpaceX, de Elon Musk

Publicado em 15 de julho de 2025 às 09:07

Quatro astronautas que passaram 18 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) estão a caminho de casa
Quatro astronautas que passaram 18 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) estão a caminho de casa Crédito: Divulgação/NASA 

Quatro astronautas que passaram 18 dias na Estação Espacial Internacional (ISS) estão a caminho de casa. A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, se desacoplou do laboratório orbital na manhã de segunda-feira (14) e deve pousar nesta terça-feira (15), por volta das 9h30 (horário de Brasília), no Oceano Pacífico, próximo à costa da Califórnia, utilizando paraquedas.

A missão, chamada de “Grace” pelos tripulantes, foi organizada pela Axiom Space, empresa sediada no Texas, em parceria com a SpaceX, de Elon Musk. Este é o quarto voo comercial tripulado da Axiom desde 2022.

A bordo estão Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA de 65 anos, e três tripulantes estrangeiros: Shubhanshu Shukla, da Índia (39), Sławosz Uznański-Wiśniewski, da Polônia (41), e Tibor Kapu, da Hungria (33). Para os três países, a missão representa o primeiro voo espacial tripulado em mais de quatro décadas e a estreia oficial de seus programas espaciais nacionais na ISS.

Imagens ao vivo mostraram a tripulação acomodada na cápsula pouco antes da separação da estação, que orbitava a cerca de 418 km de altitude, sobre a costa leste da Índia. Pequenos disparos de propulsão afastaram a nave com segurança da ISS, dando início à jornada de aproximadamente 22 horas de volta à Terra.

A cápsula “Grace” foi lançada em 25 de junho a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Este foi o primeiro voo do quinto veículo da frota Crew Dragon da SpaceX, agora integrado ao programa comercial de voos espaciais da Axiom.

Com informações do Metrópoles