Publicado em 22 de junho de 2026 às 08:01
Um ataque a tiros em uma escola de ensino médio terminou com três mortos e cinco feridos na Filipinas. O atentado, promovido por dois estudantes, aconteceu na Escola Nacional de Ensino Médio San Jose, na cidade de Tacloban, província de Leyte. Conforme as autoridades locais, um primeiro suspeito de participar do massacre já está preso, mas o alerta de segurança permanece enquanto o segundo envolvido não for capturado.>
O tiroteio teve início por volta das 9h (horário local) dentro das dependências da instituição. Imediatamente, as vítimas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região. Até o momento, a Polícia de Tacloban investiga as motivações por trás do crime.>
Para conter o pânico e proteger a comunidade, a Polícia Regional da Região 8 enviou reforços táticos ao local. O objetivo é garantir a segurança não apenas dos estudantes e funcionários, mas também dos pais e moradores do distrito de San Jose que se aglomeraram nos arredores.>
As autoridades também emitiram um alerta pedindo a colaboração da população para "não compartilhar informações não verificadas" (evitando pânico desnecessário e fake news) e para "colaborar com denúncias que possam levar ao paradeiro do suspeito foragido".>
Histórico no país>
Episódios de violência armada em instituições de ensino são considerados incomuns e raros nas Filipinas. O último caso de grande repercussão ocorreu há quase quatro anos, em julho de 2022. Na ocasião, um atirador invadiu a cerimônia de formatura da faculdade de direito da Ateneo de Manila University, em Quezon City, deixando três mortos, entre as vítimas estava a ex-prefeita da cidade de Lamitan, Rose Furigay.
Com informações da CNN>