Chega ao fim operação de resgate de 200 alpinistas no Monte Everest

Ainda durante o salvamento, 12 pessoas precisaram de alimentos, remédios, oxigênio e roupas de frio.

Publicado em 8 de outubro de 2025 às 10:14

Monte Everest 
Monte Everest  Crédito: Wikipedia Commons - Divulgação

As autoridades chinesas divulgaram que a operação de resgate para salvar os 200 alpinistas que ainda estavam presos no Monte Everest acabou encerrou nessa terça-feira (7). Após uma forte nevasca que atingiu as regiões do Nepal e Tibete muitas pessoas foram resgatadas ainda no sábado (4).

Por três dias, os profissionais de salvamento estiveram mobilizados para retirar os turistas, moradores e guias locais que foram surpreendidos com a meteorologia durante a Semana Dourada na China.

Conforme autoridades chinesas, a operação conseguiu resgatar 580 caminhantes, 300 moradores e guias locais. Os locais que ofereciam risco foram evacuados e todas as pessoas foram levadas, com segurança, para a cidade de Qudang. Ainda durante o salvamento, 12 pessoas precisaram de alimentos, remédios, oxigênio e roupas de frio.

O serviço de meteorologia informou que, o mal tempo começou na noite de sexta-feira (3) e se se fortaleceu no sábado (4), cobrindo o céu do Vale do Karma, montanha com mais de 4 mil metros de altitude. No domingo (5), cerca de 350 turistas foram conduzidos a um ponto seguro, segundo as autoridades chinesas.

Desde o início da semana, as regiões do Nepal são castigadas pelo mal tempo com chuvas constantes e intensas. As precipitações na região provocaram deslizamentos de terra e inundações e deixaram pelo menos 47 pessoas mortas desde sexta-feira, segundo autoridades locais.