Controlador de voo dorme durante expediente e avião fica sem informação sobre pouso

Aeronave sobrevoou 18 minutos aguardando autorização para pousar

Publicado em 18 de setembro de 2025 às 09:25

Imagem ilustrativa 
Imagem ilustrativa  Crédito: Freepik 

Um controlador de tráfego aéreo dormiu no serviço na última segunda-feira (15) e quase provocou um acidente aéreo. A aeronave decolou de Paris, na França, com destino à ilha francesa da Córsega, mas antes de pousar, o avião sobrevoou a pista de pouso por 18 minutos aguardando o aval do controlador.

É possível ver o trajeto do voo XK777 da companhia Air Corcisa pelo site FlighyAware. A aeronave fez o trajeto dentro do planejado, mas ao chegar no destino final é possível ver a alteração de rota.

Conforme o jornal francês Corse Matin, por 18 minutos, o piloto deu várias voltas no céu aguardando a autorização. A comunicação com a torre de controle após quase 20 minutos, quando o piloto conseguiu realizar o pouso com segurança no aeroporto de destino.

Autoridades francesas apuram o porquê o controlador de tráfego aéreo a dormiu no local de trabalho e durante o expediente na noite de segunda-feira (15).

Um teste de bafômetro foi realizado no controlador, mas o resultado deu negativo.

Segundo o piloto da aeronave, os passageiros e tripulantes fizemos um pequeno passeio turístico e em nenhum momento houve pânico.