Europa e Japão dizem que podem ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz após alta do petróleo; entenda

Em um comunicado, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda e Japão afirmaram que estão prontos para colaborar para que os navios voltem a passar com segurança

Publicado em 19 de março de 2026 às 17:10

Em um comunicado, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda e Japão afirmaram que estão prontos para colaborar para que os navios voltem a passar com segurança
Em um comunicado, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda e Japão afirmaram que estão prontos para colaborar para que os navios voltem a passar com segurança Crédito: Reprodução 

Após o preço do petróleo subir muito, alguns países da Europa e o Japão disseram que podem ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz, uma passagem importante para navios de petróleo no Oriente Médio.

Em um comunicado, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda e Japão afirmaram que estão prontos para colaborar para que os navios voltem a passar com segurança. Eles também disseram que querem ajudar a controlar o preço da energia, que aumentou depois de ataques do Irã na região.

O Estreito de Ormuz é um lugar por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo do mundo. Por isso, quando há problemas ali, o preço sobe e afeta vários países.

Antes disso, esses mesmos países tinham recusado um pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para enviar navios militares ao local. Nesta quinta-feira, um representante do governo americano chegou a chamar os europeus de “ingratos”.

Mesmo assim, agora esses países dizem que podem ajudar, mas ainda não explicaram exatamente como.

O Irã, que fica perto do estreito, afirmou que fechou a passagem e tem atacado navios na área, o que aumentou a tensão e fez o preço do petróleo disparar.

No começo da semana, a Alemanha já tinha deixado claro que não queria entrar no conflito. O ministro da Defesa do país disse que “essa não é a nossa guerra”.

Com informações do G1