Furacão Milton tem aumento “explosivo” e Flórida espera grande destruição

Fenômeno, que se formou no fim de semana, deve tocar o solo na Flórida na quarta-feira, 9. Nesta terça-feira, 8, o furacão passou pelo norte do México e desceu para a categoria 4, mas segue com alto potencial de destruição.

Publicado em 8 de outubro de 2024 às 18:23

Flórida espera Furacão Milton
Flórida espera Furacão Milton Crédito: Reprodução/Facebook

Nesta terça-feira, 8, o furacão Milton passou para a categoria 4 com ventos de 233 km/h — ainda considerado extremamente perigoso e com capacidade de provocar grande catástrofe. Na segunda-feira, 7, o fenômeno apresentou aumento da categoria 2 para 5 em cerca de quatro horas, considerado um aumento “explosivo” pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

É esperado que a tempestade recupere força e volte para a categoria 5 ao longo desta terça-feira, 8, com previsão de atingir a Flórida na categoria 3 na quarta-feira, 9.

O furacão Milton pode atingir a mesma faixa de costa que o furacão Helene, no fim de setembro deste ano. O governador local em plano de evacuação considerada a maior no estado nos últimos oito anos.

Área metropolitana de Tampa tem grande potencial de impacto. Evacuações na cidade já começaram.

O governo local prepara a maior evacuação no estado nos últimos oito anos, desde o furacão Irma, em 2017, e fechou todos os portos nesta terça-feira, 8. O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou a viagem que faria à Ásia para acompanhar a passagem do furacão pelo país.

Com informações do G1