Mega vazamento expõe 183 milhões de senhas do Google e de outros provedores

Especialistas em cibersegurança alertam para risco de ataques em cadeia e recomendam trocar senhas e ativar autenticação em duas etapas

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 12:32

O alerta de violação massiva de dados expôs mais de 183 milhões de senhas e endereços de e-mail de diversos provedores
O alerta de violação massiva de dados expôs mais de 183 milhões de senhas e endereços de e-mail de diversos provedores Crédito: Freepick 

Nesta segunda-feira (27), um mega vazamento foi comunicado aos usuários do Gmail e de outros provedores. O alerta de violação massiva de dados expôs mais de 183 milhões de senhas e endereços de e-mail de diversos provedores. O anúncio foi feito pelo especialista em cibersegurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned.

No comunicado, o especialista revela que 3,5 terabytes de informações foram comprometidos em um dos maiores vazamentos já registrados na história. Ele detalhou a magnitude da violação.

Conforme Hunt, a base de dados contém credenciais associadas a vários serviços online, incluindo Gmail, Yahoo, Outlook e outros provedores populares. Os usuários foram orientados a verificar se suas contas foram afetadas acessando o site Have I Been Pwned, plataforma que permite checar se um e-mail esteve envolvido em alguma violação nos últimos dez anos.

Orientação

Caso o endereço eletrônico apareça entre os comprometidos, a recomendação do especialista é: mudar a senha e ativar a autenticação em duas etapas, uma medida que reforça a segurança contra acessos não autorizados.

Na sequência, Troy alertou que senhas reaproveitadas em outras plataformas, como Amazon, Netflix e eBay, podem ter sido expostas. “Os registros dos ladrões expõem as credenciais que você insere nos sites que visita e depois faz login”, acrescentou o especialista, destacando que o uso da mesma senha em múltiplas plataformas amplia o risco de ataques em cadeia.