Morre o Papa Francisco, o latino-americano que transformou a Igreja Católica

O pontificado, de 12 anos, de Francisco teve desde o início como lema ter um olhar misericordioso para os mais necessitados.

Publicado em 21 de abril de 2025 às 07:05

Jorge Mario Bergoglio foi Papa durante 12 anos - 
Jorge Mario Bergoglio foi Papa durante 12 anos -  Crédito: Roma News

Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21) na sua residência no Vaticano. Aos 88 anos ele não resistiu aos problemas de saúde respiratórios, que o deixaram diversos dias hospitalizados e com um quadro de saúde debilitado. O Pontífice fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa, onde voltou a pedir paz ao Mundo. Na celebração de domingo (20), Francisco deu a benção 'Urbi et Orbi', na sacada central da Basílica São Pedro. O rito só é dado pelo papa em três ocasiões: Natal, Páscoa, e além dessas datas, a bênção é concedida no dia da eleição de um novo Papa, logo após o resultado do Conclave.

"A Santa Sé emitiu um comunicado para anunciar a partida de Francisco:

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino".

Com o nome de batismo Jorge Mario Bergoglio, ele ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos. Foi o papa número 266, eleito em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI. Seu papado foi marcado por avanços externos e internos dentro da Igreja, como em temas como os direitos das pessoas LGBTQIA+ e permitir que as mulheres em cargos mais altos no Vaticano tivessem direito a voz nas decisões, apesar de não ter permitido que as mulheres acessarem o Papado

Argentino, Francisco marcou o a história como o Papa do pobres. O lema de seu papado foi "Miserando atque eligendo" — "Olhou-o com misericórdia e o escolheu". Ao ser escolhido como papa contra sua vontade, assumiu o nome de Francisco, em honra ao Santo católico Francisco de Assis, protetor dos pobres. Em 2023, na pandemia, rezou sozinho na Praça São Pedro, no Vaticano, quando a Covid-19 se espalhou pelo mundo, em uma das imagens mais emblemáticas daquele momento.

Mesmo enfrentando há anos sérios problemas de saúde, Francisco nunca falou em renunciar. O cardeal camarlengo - aquele que desempenha as funções do papa, interinamente, e governa a Igreja católica entre a morte de um pontífice e a eleição do seu sucessor, é o norte-americano Kevin Farrell.

A Igreja Católica deve se reunir nas próximas semanas para o Conclave, reunião onde o mais alto clero da Igreja decidirá quem será o novo papa, sucessor de Francisco. O Vaticano ainda não deu detalhes de como será o rito funerário do Papa Francisco.

Líderes mundiais publicaram suas homenagens a Francisco. O Governador do Pará, Helder Barbalho, escreveu em suas redes sociais:

"Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento do Papa Francisco, um líder que dedicou sua vida à fé, à justiça social e ao cuidado com os mais vulneráveis. Seu legado de humildade, diálogo e compromisso com a paz seguirá inspirando gerações. Que Deus conforte os corações de todos que hoje sentem essa grande perda”, escreveu o governador.