Na Alemanha, 6 candidatos de direita são mortos às vésperas das eleições

De acordo com as autoridades alemães, as mortes não teriam relação e que duas ocorreram de causas naturais

Publicado em 4 de setembro de 2025 às 10:25

(Líder da sigla, Alice Weidel)
(Líder da sigla, Alice Weidel) Crédito: Reprodução - Redes Sociais - Portal da Prefeitura

Uma sequência de execuções chamou atenção da polícia na Alemanha, todos os mortos eram membros do partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), em Renânia do Norte-Vestfália. Os candidatos foram mortos perto das eleições previstas para ocorrerem dia 14 de setembro. Após as mortes em série, a polícia deixou claro que não há evidência alguma de assassinato, mas isso não impediu que a líder da sigla, Alice Weidel, alimentasse as teorias da conspiração publicadas nas redes sociais.

Conforme comunicação das autoridades alemãs, as mortes não estão relacionadas e que duas ocorreram por causas naturais. No entanto, o governo alemão não entrou em detalhes sobre os episódios por respeito à privacidade familiar.

Conforme comunicação das autoridades alemãs, as mortes não estão relacionadas e que duas ocorreram por causas naturais. No entanto, o governo alemão não entrou em detalhes sobre os episódios.

Dados divulgados pela BBC afirmam que, a AfD não é considerada favorita nas eleições regionais deste ano, mas o partido apresentou crescimento expressivo nas pesquisas desde 2022: saltou de 5,4% para 16,8% de intenção de voto, em Renânia do Norte-Vestfália.