Papa Leão XIV abre festa de São Pedro e Paulo e lança campanha global de doações

Vaticano aposta em estratégia moderna para arrecadar fundos e reduzir déficit de até 60 milhões de euros.

Publicado em 29 de junho de 2025 às 13:09

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Reprodução  Crédito: Estadão Conteúdo 

Neste domingo (29), o Papa Leão XIV deu início à tradicional festa de São Pedro e São Paulo com a celebração de uma missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Durante a ocasião, o pontífice também lançou oficialmente a nova campanha global de arrecadação de doações, voltada a socorrer as finanças da Santa Sé, que enfrenta um déficit estimado entre 50 e 60 milhões de euros — cerca de R$ 320 a R$ 350 milhões.

A campanha é vinculada ao Pence de Pedro, fundo tradicional da Igreja Católica que financia as atividades do governo central da Igreja e ações de caridade do Papa. A data de 29 de junho, que celebra os dois pilares do cristianismo, é historicamente usada para mobilizar doações em todas as paróquias do mundo.

Durante a oração do Angelus, Leão XIV agradeceu aos fiéis que já contribuíram e destacou que o apoio financeiro representa um “sinal de união” com seu pontificado, iniciado recentemente. Ele também refletiu sobre os temas da unidade cristã, conversão e o testemunho dos mártires como base de comunhão profunda na Igreja.

Com um estilo mais moderno e inspirado em campanhas americanas, a nova ação do Vaticano inclui vídeo promocional, pôsteres, QR Code e um site oficial que aceita doações por cartão de crédito, PayPal, transferência bancária e até envio por correio. O vídeo promocional, lançado em várias línguas, mostra momentos marcantes da eleição de Leão XIV, como sua primeira aparição na loggia da Basílica de São Pedro e a entrega do anel do pescador.

“Com sua doação ao Pence de Pedro, você apoia os passos do Santo Padre”, diz a mensagem exibida no vídeo. “Ajude-o a proclamar o evangelho ao mundo e a estender a mão aos nossos irmãos e irmãs necessitados.”

Primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Leão XIV aposta em uma comunicação mais direta, emotiva e globalizada. A expectativa do Vaticano é que, com a renovação da campanha sob sua liderança, seja possível não apenas manter a estrutura da Santa Sé funcionando, mas também equilibrar suas contas nos próximos anos.

Com informações de Estadão Conteúdo