Polícia prende suspeito de assassinar ativista pró-Trump nos EUA

O anúncio da detenção foi feito pelo governador do Utah, Spencer Cox.

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 14:34

Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira (12)
Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira (12) Crédito: Reprodução/Governo dos EUA

Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira (12) como suspeito de matar o ativista republicano Charlie Kirk, baleado no pescoço durante um evento na Universidade Utah Valley, na quarta-feira (10). O anúncio da detenção foi feito pelo governador do Utah, Spencer Cox.

A captura ocorreu no terceiro dia de buscas, que envolveram policiais locais e o FBI. Segundo autoridades, Robinson confessou o crime a amigos, que informaram sua família, levando à entrega voluntária do suspeito à polícia. O governador elogiou a ação: “Queria agradecer à família de Tyler Robinson. Vocês fizeram a coisa certa.”

O suspeito não era aluno da universidade. No dia do crime, dirigiu até o campus, atirou contra Kirk e fugiu a pé após trocar de roupa. Policiais também encontraram mensagens em redes sociais sobre armas e cartuchos, além de inscrições no fuzil supostamente usado no crime. Parentes relatam que Robinson radicalizou seu discurso político nos últimos anos.

O FBI indicou que existem indícios físicos que ligam o suspeito ao assassinato, e ele deve ser formalmente indiciado ainda nesta sexta-feira.

Com informações do G1