Primeiro dia de Conclave termina sem a escolha de um novo Papa; assista

Para que o novo papa seja eleito é necessário dois terços dos votos dos cardeais.

Publicado em 7 de maio de 2025 às 16:09

Reprodução
Reprodução Crédito: Vaticano News

O primeiro dia do Conclave que vai definir a sucessão do Papa Francisco terminou sem a escolha definida de um novo pontífice. Por volta das 16h, desta quarta-feira (07), foi avistado a primeira fumaça preta na chaminé da Capela Sistina. Para que um candidato seja eleito papa é necessário obter uma maioria de dois terços dos votos dos cardeais presentes.

O processo reúne é meticuloso e 133 cardeais, com menos de 80 anos, de todo o mundo na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher o sucessor de Francisco. Tudo feito em absoluto sigilo. Para que um candidato seja eleito Papa, é necessário obter uma maioria de dois terços dos votos dos cardeais presentes.

 Cada cardeal escreve à mão o nome do seu escolhido em uma cédula que contém a frase em latim "Eligo in Summum Pontificem" ("Elejo como Sumo Pontífice"). As cédulas são então depositadas em uma urna sobre o altar da Capela Sistina. Após cada rodada de votação, as cédulas são contadas e queimadas. A fumaça resultante é observada pelo público: fumaça preta indica que nenhum candidato foi eleito; fumaça branca anuncia que um novo Papa foi escolhido.