Quem é o cardeal camerlengo Farrell, que assume a igreja até o fim do conclave

O camerlengo é quem presta assistência ao papa, acompanhando-o e sendo responsável, inclusive, por atestar sua morte.

Publicado em 22 de abril de 2025 às 18:36

Cardeal camerlengo Farrell,
Cardeal camerlengo Farrell, Crédito: Reprodução/YouTube/Vatican News

Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), o cardeal camerlengo da Igreja Católica Apostólica Romana, Kevin Joseph Farrell assume provisoriamente a administração da Santa Sé.

O camerlengo é quem presta assistência ao papa, acompanhando-o e sendo responsável, inclusive, por atestar sua morte. Ele também é responsável pela organização do conclave que elegerá o novo santo padre.

O cardeal camerlengo Farrell nasceu em 2 de setembro de 1947, em Dublin, capital da Irlanda e cursou ensino superior na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele também realizou licenciatura em filosofia e teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma.

Em 1966, o religioso irlandês ingressou na Congregação dos Legionários de Cristo e foi ordenado na véspera do Natal de 1978. Começou a servir a Igreja nos Estados Unidos, onde ganhou notoriedade e se naturalizou cidadão americano.

Um tempo mais tarde, Farrell foi questionado no caso do ex-cardeal e arcebispo de Washington, Theodore McCarrick, que foi considerado culpado por um julgamento da Igreja por abuso de menores e má conduta sexual contra padres adultos em formação.

No final de 2001, ele foi nomeado bispo titular de Rusuccuru e auxiliar de Washington, e em 2007 assumiu como bispo de Dallas. A sua experiência chamou a atenção do papa Francisco, que o tornou um dos seus colaboradores mais confiáveis.

Agora o cardeal camerlengo Farrell tem a missão de conduzir o Conclave e dar a Roma um novo Papa.