Trump ameaça taxa de 200% se China não fornecer ímãs aos EUA

A China responde por cerca de 90% do mercado global de ímãs, essenciais na fabricação de eletrônicos como smartphones e carros elétricos.

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 23:18

Trump eleva tarifas da Índia para  50% após compra de petróleo russo e Brasil fica em alerta
Trump eleva tarifas da Índia para  50% após compra de petróleo russo e Brasil fica em alerta Crédito: Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (25) que pode aplicar tarifas de 200% à China caso o país asiático não forneça ímãs aos EUA.

“Eles têm que nos dar ímãs. […] Se não nos derem ímãs, teremos que cobrar uma tarifa de 200% ou algo do tipo, mas não acho que teremos problemas com isso”, declarou Trump na Casa Branca durante encontro com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung.

A China responde por cerca de 90% do mercado global de ímãs, o que Trump classificou como um “monopólio”. Os ímãs, principalmente os feitos com elementos de terras raras, são essenciais na fabricação de eletrônicos como smartphones e carros elétricos.

Esse é um dos motivos de o país de Xi Jinping ter apertado as restrições para a exportação dos materiais, o que irritou os negociadores comerciais norte-americanos.

As sobretaxas comerciais a Pequim estão pausadas desde 11 de agosto. Neste período, Washington mantém a cobrança de 30% sobre produtos chineses.