Trump diz que posicionou submarinos nucleares contra Rússia após ameaças de aliado de Putin

Ex-presidente do país Dmitry Medvedev, citou o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como "Mão Morta".

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 15:23

Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump Crédito: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1) que mobilizou dois submarinos nucleares contra a Rússia, em resposta às ameaças feitas pelo ex-presidente do país Dmitry Medvedev.

O russo, que é aliado de Vladimir Putin e membro do governo, disse que Trump deveria lembrar que Moscou ainda possui o sistema soviético de retaliação nuclear, conhecido como "Mão Morta".

O "Mão Morta" é um sistema automático de disparo de mísseis nucleares desenvolvido na era soviética, e que foi projetado para reagir caso a liderança russa seja eliminada em um ataque. O próprio governo russo já se referiu à ferramenta como uma “arma apocalíptica” que pode causar “grande destruição”.

"Com base nas declarações altamente provocativas do ex-presidente russo, Dmitry Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, ordenei o posicionamento de dois submarinos nucleares nas regiões apropriadas, para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso. Palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas. Espero que este não seja um desses casos", afirmou Trump na rede social Truth.