Publicado em 23 de julho de 2024 às 11:18
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, encontraram resquícios de cocaína no corpo de tubarões recolhidos na costa do Rio de Janeiro. De acordo as análises, a droga estava nos músculos e no fígado dos animais.
Os tubarões eram vendidos para consumo e os pesquisadores alertam que há risco para a saúde.
Os pesquisadores analisaram 13 tubarões da espécie bico-fino retirados do mar carioca. Em todos eles, havia cocaína. O estudo foi publicado na revista Science of the Total Environment na última semana.
Os pesquisadores coletaram 13 tubarões de barcos de pesca, que vendem os animais para consumo. Em laboratório, a equipe testou tecido muscular e hepático (fígado) para saber se havia a droga nos animais.
O achado é que além da droga ter sido detectada em todos os animais, eles ainda foram encontrados em um número 100 vezes maior do que resquícios encontrados em outras espécies animais em pesquisas anteriores.
A resposta surpreendente era um tanto quanto esperada pela equipe. Isso porque eles escolheram espécie que passa a vida inteira em na costa marítima e, por isso, teria mais contato com águas contaminadas pela cocaína. Tanto pela água, como pelos animais que consomem ao longo da vida, e que também podem estar infectados.
Com informações do G1